terça-feira, 6 de agosto de 2013

Relatório de Atividades do Semestre 2013.1

Por: Clever Jatobá
O CURSO DE DIREITO - 2013.1

Após a revitalização da Faculdade APOIO por meio da aquisição da IES pela nova mantenedora, agregando a instituição ao Grupo UNIFASS Sistema de Ensino, as programações de cada semestre mereceram atenção especial ao corpo docente que integra o quadro de professores do Curso de Direito. 

Destarte, por meio de processo de Seleção norteado por avaliação de banca examinadora de aula pública e pelo apreço de currículos, a Coordenação do Curso, na pessoa do Prof. Clever Jatobá, selecionou novos docentes que passaram a compor o quadro da IES, levando-se em conta a experiência profissional, a desenvoltura em sala de aula e a titulação necessária para atender às diretrizes do MEC.


Além das novas contratações, a IES tem estimulado os professores do seu quadro que são Especialistas a investirem na sua formação acadêmica e partirem para o Mestrado e para o Doutorado.

Este trabalho tem sido contínuo, evitando, assim, demitir bons professores apenas por conta da titulação. Neste contexto, 8 professores estão cursando a pós graduação stricto sensu, são eles a Prof.ª Adriana Aureliano, o Prof. Clever Jatobá, o Prof. Cristiano Lázaro, Prof. Leonardo Vinícius, Prof.ª Liana Oliva, Prof. Rubem Valente, Prof. Victor Gomes e o Prof. Mário Bastos.


Vale acrescentar, a propósito, que  neste semestre de 2013.1 concluíram o Mestrado na UFBA - Universidade Federal da Bahia - três dos nossos professores, quais foram calorosamente recepcionados e homenageados pela IES. São eles a Prof.ª Adriana Aureliano, o Prof. Leonardo Vinícius e a Prof.ª Liana Oliva.

Após todos os ajustes e planejamentos, o início das atividades acadêmicas com aulas regulares se deu à partir do dia de Fevereiro de 2013.

DIALOGANDO COM O DIREITO - 2013.1


Às 19 horas da terça-feira, do dia 26/03/2013 demos início a mais um projeto no Curso de Direito, trata-se da série DIALOGANDO COM O DIREITO, onde foi realizada no Auditório da Sala 22 a Palestra sobre ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ministrada pelo Dr. Carlos Eduardo Sodré, Subsecretário de Estado da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia.

O presente evento foi sugerido pela Prof.ª Maria Paula Ávila, que na condição de professora da Disciplina Ética Geral e Jurídica, convidou o ilustre palestrante para um debate com nosso alunos.

Em face da amplitude e relevância do tema, a palestra transcendeu os limites da sala de aula da turma de Ética e fora aberta aos alunos do Curso de Direito, proporcionando a todos um debate franco e aberto sobre ÉTICA.


O sucesso do evento pode ser constatado pela participação em massa dos alunos do Curso de Direito, que lotaram o Auditório da Sala 22, demonstrando grande interesse no debate jurídico que fora apresentado.


CINE JURÍDICO – 2013.1


Às 9 horas da manhã ensolarada do sábado, dia 06/04/2013, nas dependências da Faculdade APOIO / UNIFASS, com a sala lotada, fora realizado mais uma edição do CINE JURÍDICO, projeto desenvolvido pela Coordenação do Curso de Direito com o cômputo a integralização de 4 (quatro) horas de atividades complementares.

Conforme sinaliza o Prof. Clever Jatobá o projeto "Consiste na apresentação de um filme com uma temática que permita ser analisado sob a ótica do Direito, de modo a viabilizar reflexões essenciais à formação jurídica dos alunos do Curso de Bacharelado em Direito, fomentando discussões e debates relevantes com a comunidade acadêmica".


Nesta edição, o filme escolhido foi CAPITÃES DA AREIA, um filme de Cecília Amado, baseado na clássica obra literária do saudoso escritor baiano, JORGE AMADO.

Para debater sobre o tema, o projeto contou com a participação dos professores da Faculdade, Prof.ª Bartira Bastos e o Prof. Clever Jatobá, além de contar com a ilustre presença dos professores visitantes Prof.ª Ana Pamponet e do Prof. Jorge Amado Neto.


O debate caloroso entre os alunos, foi super enriquecedor, permitindo a interação dos discentes da faculdade com os professores que debatiam, tendo contado, inclusive, com a salutar participação do Prof. Leite Matos que veio prestigiar o evento e o abrilhantou com sua abordagem crítica.

V SEMANA JURÍDICA

Ratificando o compromisso de proliferação do conhecimento e fomentar debates, questionamentos, reflexões e aprofundamento de temáticas relevantes à formação profissional, a Faculdade APOIO / UNIFASS (Lauro de Freitas-Ba) promoveu no período de 13 a 16 Maio de 2013, a V edição da SEMANA JURÍDICA qual manteve o tema central “Reflexões sobre o Direito Contemporâneo”.
Mais uma vez, a Coordenação Científica do evento ficou à cargo do Prof. Clever Jatobá, Coordenador do Curso de Direito, que, juntamente com a Diretora, Profª Cândida Maiffre Ribeiro Costa, promoveram a  abertura no dia 13 de Maio de 2013 às 19 horas no Auditório da Faculdade.

Após a abertura oficial do evento com o execução do Hino Nacional Brasileiro, o dia inaugural ficou por conta do Direito Penal e contou com a palestra de abertura do convidado, o renomado criminalista, o Prof. Dr. Sebástian Borges o qual, com muita propriedade, explanou acerca do Conceito material de culpabilidade. Em seguida foi a vez do já festejado docente da casa, Prof. Cristiano Lázaro, abordar acerca do tema Da Criminalização do "Homossexualismo" ao respeito à Homossexualidade. Um escorço histórico à luz do Garantismo Penal.

O segundo dia da V Semana Jurídica veio coroar o talento de dois expoentes da nossa IES, a Prof.ª Adriana Aureliano que neste semestre concluiu o seu Mestrado em Direito na Universidade Federal da Bahia - UFBa e, assim, a mesma veio apresentar para a comunidade acadêmica da faculdade APOIO UNIFASS a temática da sua Dissertação, qual seja a Subcapitalização como critério de imputação da responsabilidade patrimonial dos sócios na Sociedade Empresária Limitada.



Em seguida contamos com a valorização do talento do nosso alunado. Pela 1ª vez a Semana Jurídica da Faculdade APOIO UNIFASS teve a participação da palestra de um aluno da IES, qual seja a explanação do formando Geraldo Magela que abordou o tema da sua Monografia de conclusão de curso (TCC), qual foi acolhido pelo Governo do Estado da Bahia como referência para a modelagem institucional do Porto Sul. O festejado acadêmico abortou acerca do tema Direito Portuário - Terminal de uso privado: Uma alternativa para o atendimento de cargas no Estado da Bahia.


O terceiro dia do evento ficou com o Direito de Família, tendo a mesa presidida pela Secretária Acadêmica da IES, Juçara Santos e contando com a participação da Prof.ª Ma. Bartira Bastos na sua composição para acolherem os palestrantes da noite.




O evento pode contar com a renomada participação do Prof. Dr. Camilo Colani, que palestrou sobre O Divórcio no Brasil e seus aspectos históricos.

Em seguida foi a vez da palestra do festejado Coordenador do Curso, o Prof. Clever Jatobá, qual veio apresentar Uniões Homoafetivas: Pivô do conflito entre a liberdade religiosa e o livre desenvolvimento da personalidade.


O último dia do Evento deu atenção aos direitos dos empregados domésticos, tema extremamente relevante que tem atormentado a sociedade brasileira em razão da recém editada Emenda Constitucional (EC n.º 72/2013) que igualou os direitos das domésticas a todo e qualquer empregado.

Assim, diante da relevância do tema e da necessidade de debates esclarecedores, o encerramento do evento ficou à disposição do Direito do Trabalho.


A abertura da noite ficou com o ilustre convidado, o Prof. Cleudison Bastos que abordou Os direitos das domésticas e a EC n.º 72/2013: Do sub emprego ao super emprego. Em seguida a palestra de encerramento do Evento ficou nas mãos do festejado Prof. Rubem Valente, que arrematou o tema tratando sobre A EC n.º 72/2013: Os direitos das Empregadas Domésticas sob a ótica sociológica jurídica.


O Sucesso do evento pode ser concretizado, não apenas diante da qualidade dos Palestrantes e da relevância dos temas abordados, mas, principalmente, diante da adesão em massa dos Alunos e dos Professores que ajudam a construir uma IES dinâmica e viva, comprometida com o aprendizado e a formação.
Por tudo isso é que a Faculdade Apoio Unifass pode se orgulhar de ter uma seleta equipe de professores e alunos com grande interesse neste processo de formação, o que demonstra que juntos estamos no caminho certo.




OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS



Conforme fora planejado no semestre passado, foi implementação no semestre 2013.1 a realização de três grupos de pesquisas com o projeto batizado com o nome de Oficina de Leitura e Produção de Texto, direcionado a capacitação dos alunos para a pesquisa e produção científica.



Tais grupos foram implementados com reuniões quinzenais de no mínimo uma hora, onde o professor responsável apresentará aos alunos textos para leitura e debates, quais serão mediados pelo Professor Orientador do Grupo.

Após os debates temáticos serão realizados orientações metodológicas e jurídicas para que os alunos participantes possam produzir Artigos Científicos, quais ao final do semestre serão avaliados e os melhores textos poderão ser publicados na Revista Jurídica da IES, bem como oportunizado aos alunos apresentarem seus trabalhos publicamente, por meio de sustentação oral em formato de palestra.

PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA
 JÚRIS SIMULADOS E AUDIÊNCIAS SIMULADAS




O Prof. Me. Antônio Leite Matos realizou mais uma vez com seus Alunos da Disciplina de Direito Processual Penal do Curso de Direito da faculdade APOIO / UNIFASS, às 19 horas do dia 17.06.12, no Auditório da Sala 22 o JURI SIMULADO.



A Atividade Acadêmica foi mais um evento de sucesso, que conseguiu congregar discentes e docentes do ambiente acadêmico da IES, permitindo, inclusive, o acesso dos demais alunos do curso, bem como de familiares e convidados dos alunos na plateia.



Por sua vez, o Prof. Ulisses veio consagrar no rol das atividades práticas o trabalho com as audiências simuladas, no qual merece o destaque da atividade com Audiências Trabalhistas.

As referidas atividades viabilizam o estudo de casos sob uma ótica prática, permitindo além da produção das peças processuais correspondentes à cada atividade, permite, com a simulação da audiência, que o professor pontue as dicas acerca de como se deve proceder no curso da assentada.


Outra atividade de sucesso que merece destaque refere-se ao Júri promovido pela Prof.ª Ma. Bartira Bastos com os alunos do 1º semestre, qual permitiu que os mesmos estudassem a clássica obra do jurista estadosunidense, Lon L. Fuller, sobre “O Caso dos Exploradores de Cavernas” e com a apresentação do Júri Simulado, pudessem vivenciar melhor a experiência jurídica e seu viés filosófico.



BLOG DO CURSO DE DIREITO

Conforme se planejava há bastante tempo, foi efetivado a criação do Blog de Direito, no qual se pretende implementar um portal de comunicação constante dos alunos, professores e demais interessados nos debates jurídicos, permitindo o acompanhamento das atividades acadêmicas do Curso do Direito.




Segundo o Prof. Clever Jatobá, a iniciativa de ativação do Blog de Direito “almeja implementar o uso das ferramentas virtuais tais como sites, blogs e redes sociais, como um portal de comunicação que promova estudos, reflexões e leituras complementares sobre temas jurídicos importantes, ou outros transversais que auxiliem a formação de excelência do nosso alunado.”


No Blog de direito, além dos artigos a serem publicados, aquele que visita-lo poderá conhecer a História da IES, em particular do Curso de Direito, bem como, conhecer o seu quadro de funcionários e Professores, medida que almeja promover a valorização do profissional e seu reconhecimento, bem como garantir o registro da Memória da IES.




FACEBOOK DA FACULDADE APOIO UNIFASS


Seguido esta diretriz de valorização da comunicação virtual, com a utilização da internet como portal de comunicação e informação, desde o Ano de 2012 a Coordenação de Direito criou um Grupo no Facebook para que os alunos, professores e funcionários tivessem acesso e pudessem interagir por meio das redes sociais de forma otimizada.



Agora foi a vez de tomar as rédeas do Facebook da Faculdade Apoio Unifass e dinamizá-lo, garantindo uma maior interação da IES com alunos, professores e demais integrantes de tal rede social. Assim, passou-se a atualizar com frequência o perfil da faculdade no Facebook, utilizando-o como mais uma ferramenta comunicação.



NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E CONVÊNIO COM O

BALCÃO DE JUSTIÇA E CIDADANIA DO TJ-BA

Conforme já havíamos divulgado aqui pelo Blog de Direito (vide link http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/2013/07/balcao-de-justica-e-cidadania-da.html), agora em 2013.1 foi fechado o convênio com o Tribunal de Justiça da Bahia para viabilizar a implantação do Balcão de Justiça e Cidadania para o atendimento jurídico de pessoas carentes por intermédio dos alunos da Faculdade Apoio Unifass na condição de estagiário.



O Balcão de Justiça e Cidadania foi inaugurado no dia 17 de Julho de 2013, onde os alunos da IES passaram a estagiar atendendo às famílias cadastradas pelas Obras Sociais Irmã Dulce, no município de Simões Filho, área Metropolitana de Salvador.

A solenidade de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade Apoio Unifass (http://www.blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/2013/07/inaugurado-o-balcao-de-justica-e.html) aconteceu na manhã do dia 17 de Julho de 2013, no auditório do CESA Centro Educacional Santo Antônio, integrante das Obras Sociais Irmã Dulce, contando com a presença de autoridades locais, como o Prefeito e Vereadores de Simões Filho, além de representantes do Judiciário, da Faculdade Apoio e das Obas Sociais.

Além da Diretora Acadêmica, Prof.ª Cândida Maiffre, e do Coordenador de Direito, Prof. Clever Jatobá, estiveram presentes as Professoras Bartira Bastos e Adriana Aureliano, além da Secretária Acadêmica, Juçara Saltos e da Assistente, Regina Marion, bem como vários alunos da Faculdade que apoiam a iniciativa integrando-a como estagiários voluntários.

Após o dia festivo com o coquetel e a solenidade de inauguração, as atividades do Balcão de Justiça e Cidadania tiveram início à partir do dia 18 do mesmo mês, contando com o atendimento às famílias carentes do município de Simões Filho com orientações jurídicas e audiências de mediação de conflitos realizadas pelos alunos do curso de direito da faculdade, na condição de estagiários.


FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: clever.jatoba@faculdadeapoio.com.br

Sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário