terça-feira, 18 de dezembro de 2018

ELABORAÇÃO DE FICHAMENTO

DICAS ESSENCIAIS
Prof. Peter Barros¹

Assim como em outras esferas educacionais, no ensino superior, muitos alunos utilizam a prática do fichamento para estudar melhor os assuntos que serão pauta de avaliações, assim como para a catalogação de dados e informações para a redação de trabalhos de pesquisa, como projetos, artigos, monografias e outros.

Nesse sentido, para Gil (1999, p. 86), os elementos importantes obtidos a partir do material pesquisado devem ser anotados e, embora possam ser realizadas anotações no próprio texto, recomenda-se que estas sejam feitas em fichas de documentação.
 
As fichas constituem valioso recurso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de uma obra didática, científica e outras. A prática contínua do fichamento pode levar o pesquisador a perceber que o pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, quando precisar escrever sobre determinado assunto. Antes de tudo, o fichário precisa ser funcional. Portanto, não se devem fichar informações que não sejam úteis no futuro, como afirma Medeiros (2000, p. 96).
O modelo comum de fichas apresentado por autores como Gil (1999), Medeiros (2000) e Marconi (2001) refere-se ao tempo em que a informática ainda não era tão utilizada para fins acadêmicos, como o é atualmente. Nesse sentido, as fichas eram elaboradas como se fossem pequenas folhas de papel pautado, nas quais eram registradas as informações fichadas, sendo que são comercializadas em blocos de 100 em livrarias e papelarias.

Inicialmente, vale apresentar como antigamente eram elaboradas as fichas e, depois, são apresentados os tipos de fichas que poderão ser elaboradas em qualquer microcomputador e organizadas eletronicamente.

Os modelos de fichas apresentados nas Figuras 1, 2 e 3 acima se tornaram arcaicos com a contínua utilização da informática por parte dos alunos e pesquisadores. Percebeu-se que eram realizadas duas atividades: (1) a redação do conteúdo pesquisado para as fichas em papel, e (2) a transcrição do disposto nas fichas para o computador. Assim, como no mundo moderno e repleto de prioridades a serem seguidas, perder tempo com atividades desnecessárias se tornou uma afronta à celeridade do processo de estudo e de pesquisa.
Dessa forma, neste ensaio, propõe-se a adoção de fichas realizadas diretamente no computador, por meio do conhecido software Microsoft Word. A partir da seleção de alguns campos das antigas fichas, o modelo a ser adotado contempla sete itens dispostos na estrutura abaixo:
Para elaborar as novas fichas, torna-se necessário apresentar os tipos existentes. Dentre os inúmeros tipos de fichas dispostos em obras sobre Metodologia Científica, os mais úteis são:
Para ilustrar como as fichas podem ser elaboradas, a seguir, estão dispostos os três tipos de fichas, com exemplos reais de livros consultados.


Nos exemplos acima, percebe-se que as fichas foram elaboradas de acordo com a necessidade do pesquisador. O mais interessante nas fichas é que o seu conteúdo pode ser transcrito e utilizado para os trabalhos que seu autor desempenhar em diversos momentos de sua trajetória acadêmica, pois, a depender da necessidade de atualização das informações, uma ficha elaborada em um ano pode ser útil para qualquer momento posterior.
Concluindo a apresentação sobre a utilização dos fichamentos para a otimização e administração do tempo dos estudantes, como o seu armazenamento é realizado no computador, pode-se elaborar pastas e subpastas que identifiquem o assunto, a finalidade e o tipo de fichamento elaborado, como se verifica na Figura 4 abaixo:
Figura 4 Exemplo ilustrativo de pastas e subpastas armazenadas em um computador
Fonte: autoria própria.
REFERÊNCIAS:
ANSOFF, H. Igor; McDONNELL, Edward J. Implantando a administração estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas: 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: para o curso de Direito. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
________________
¹ Peter Barros é Administrador de Empresas, Mestre em Administração Estratégica (UNIFACS) Professor de Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade APOIO UNIFASS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário