terça-feira, 24 de setembro de 2013

Reflexões sobre a In(formação)

O mapa da mina I
                                                Prof.ª Bartira Bastos[1]

Ao falarmos em construção do conhecimento, desenvolvimento de processos cognitivos ou mesmo em pesquisas acadêmicas, não se pode fugir da realidade atual, onde a quantidade de informação (se considerarmos apenas as relevantes) é muito maior do que qualquer ser humano consegue processar.

A grande questão da pesquisa hoje é: como nos orientar no mar de informações existente? Será que existe uma forma de avaliarmos tais informações e optarmos pelas quais realmente podem “fazer a diferença”?

A ideia de FONTE aparece em praticamente todos os momentos do desenvolvimento da humanidade, temos Fustel de Coulanges  (2009, p.45) que atesta, na antiguidade, em culturas diversas, a existência residencial de uma Fonte Religiosa – “o Fogo Sagrado”, representando os deuses e os antepassados, posteriormente encontramos na Bíblia Sagrada (1981, p.1342) a comparação de Jesus Cristo como “Fonte de Água Viva”  e  mais recentemente, nos idos de 1600, o escritor e poeta francês Perrault apud Andrade e Pereira (2012, p.5), traz em seu conto infantil As Fadas,  a figura da fonte d´agua, a partir de onde o personagem principal obtém muitos benefícios, tais citações são apenas algumas, das tantas, que povoam o inconsciente da humanidade e que faz com que a palavra FONTE seja idealizada como doadora de bens, sejam eles religiosos, materiais ou intelectuais.

Como prova disso testemunhamos a importância das fontes do direito para os operadores jurídicos e percebemos que, para o acadêmico, seja de que área for, dominar as Fontes de Informação pode ser a diferença entre uma produção intelectual considerável ou medíocre.

A tríade: autoridade, relevância e atualização, serve como o fio de Ariadne, indicando uma saída profícua do labirinto da sobrecarga informacional.

Mas como pode o neófito acadêmico avaliar a consistência intelectual da produção de sua área?  Ou mesmo avaliar a autoridade do autor?

Hoje iremos apresentar algumas formas do pesquisador identificar a autoridade do autor, contando com a existência de ferramental de busca específico, que objetiva auxiliar, não só os neófitos, como também os pesquisadores veteranos, e com isso tornar mais acertada a seleção de fontes de informação para o desenvolvimento de suas pesquisas.

A primeira vista adotar em suas pesquisas os livros indicados nas bibliografias básicas das matérias pode parecer uma boa pedida, porém, sabe-se que este material, em sua grande maioria, apesar de normalmente apresentar de forma clara os temas estudados não os trata com a profundidade e criticidade necessárias ao ato de pesquisar.

Vale ressaltar, no entanto, que todo livro acadêmico guarda em si um segredo extremamente valioso, são as referências que o autor utilizou para desenvolver seus constructos teóricos e que aparecem ao final do material, isso sim pode ser o início do mapa da mina. Analisando os autores citados pelo escritor podemos ter indícios de quem realmente faz a diferença em determinada área, e um ponto de partida para nossa pesquisa.

Outro ponto interessante, principalmente quando nos deparamos com autores desconhecidos é verificar sua vida acadêmica, para isso podemos contar no Brasil com ferramental desenvolvido pelo CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica, e que agrega, entre outras coisas, o currículo dos pesquisadores brasileiros e os grupos de pesquisa que hoje existem no país. É a Plataforma Lattes que recebe esse nome em homenagem ao físico curitibano Césare Lattes, co-descobridor do méson pi.

Abaixo podemos ver como a página do Lattes se apresenta e os bancos de dados disponíveis:

Figura 1 - PLATAFORMA LATTES[2]


Outro exemplo que podemos citar de diretórios de pesquisadores é o portal desenvolvido pelo governo canadense - Science.gc.ca.. Tais como esse, podemos encontrar vários diretórios de pesquisadores em diversos países, porém, deve-se observar que os diretórios oficiais - mantidos por órgãos governamentais, são os que mais se pode confiar.

O grande diferencial deste ferramental é nos oferecer a quase certeza de que aquele autor apresenta um trabalho sério, e, através de seu currículo, conseguir mapear sua produção bibliográfica, que muitas vezes poderá contribuir de forma profícua para a nossa pesquisa.

Caso determinado país não ofereça esse tipo de serviço, outra opção para o pesquisador é verificar se o autor se encontra atrelado a alguma Instituição de Ensino Superior ou Instituição de Pesquisa, já que tais instituições costumam prover, em seus sites, informações de seus pesquisadores, não tão detalhadas como os diretórios, porém no caso de instituições reconhecidas, podem sanar a dúvida com relação a autoridade do autor pesquisado, fornecendo muitas vezes o contato deste.

Espera-se que, com a ajuda das informações acima, o pesquisador interessado consiga guiar-se pelas searas virtuais, sanando possíveis dúvidas com relação à seriedade de autores ou mesmo descobrir o que se está pesquisando no Brasil, e com isso, desenvolver uma escolha mais criteriosa das suas fontes informacionais.

REFERÊNCIAS

FUSTEL DE COULANGES, Numa Denis. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo: Martins Claret, 2009.

BÍBLIA Sagrada. Tradução de SOARES, Matos. 10 ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1981.
ANDRADE, Kate Constantino Pinheiro de; PEREIRA, Rosana Batista. As fadas, de Charles Perrault. In: SEMINÁRIO NACIONAL LITERATURA E CULTURA, 4, 2012, Sergipe. Anais Eletrônicos ... Sergipe: GELIC/UFS, 2012. Disponível em:
<http://200.17.141.110/senalic/IV_senalic/textos_completos_IVSENALIC/TEXTO_IV_SENALIC_138.pdf>. Acesso em: 18 set. 2013.




[1]  Bartira Bastos é Bibliotecária (UFBA), Mestre em Informação Estratégica (ICI -UFBA), Doutoranda em Ciências e Tecnologias da Informação pela UA – ECA, é atualmente Professora e Bibliotecária da Faculdade Apoio –UNIFASS. E-mail: bartira@faculdadeapoio.com.br 
[2] Disponível em < http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em 18 set. 2013.

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