quinta-feira, 2 de agosto de 2018

NOVO MANUAL DE TCC - 2018

Prezados Alunos,

Professores e Funcionários,


Atendendo aos anseios dos discentes e de acordo com as reuniões realizadas com a Diretoria Acadêmica e a Coordenação do Curso de Direito – atrelado às preciosas contribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do nosso curso de Direito –, apresentamos o novo Manual Acadêmico do TCC, contendo diversas inovações, dentre as quais destacamos a liberdade de opção para apresentação na Mostra Científica (via banner) e a participação do professor de conteúdo desde o projeto de pesquisa.

Originariamente, o TCC de Direito tinha a monografia como formato adotado, elaborado de forma dissertativa, contendo o mínimo de 50 páginas de texto. Tal formato perdurou até o ano de 2015.

A partir de 2016, e atentando-se às inovações do ensino jurídico, a UNIFASS incluiu entre as opções de trabalho de conclusão de curso a elaboração de um artigo científico, contendo entre 12 e 20 páginas, o que agradou em cheio aos alunos e professores orientadores envolvidos.

Até então, tanto a monografia quanto o artigo científico para serem avaliados deveriam ser submetidos à tradicional banca examinadora, composta pelo orientador e por outros dois docentes da instituição.

Neste ano de 2018, mais uma vez a UNIFASS se adapta às inovações do ensino superior e apresenta a opção pela avaliação do TCC na Mostra Científica, evento periódico que ocorrerá entre o primeiro e o segundo mês de cada início do semestre letivo, em data a ser divulgada previamente no calendário acadêmico da FASS - UNIFASS.

Por se tratar de um evento científico, a Mostra consiste na divulgação de banners e na exposição oral dos TCCs para serem avaliados diante de três examinadores, quais sejam: o professor orientador (de conteúdo), um docente da área temática cerne do TCC e um examinador metodológico. 

Durante a Mostra Científica, os estudantes irão expor seus banners aos outros colegas do curso que transitarem pelo evento e visitantes, além de fornecerem explicações sobre sua pesquisa, tanto para os colegas quanto para os professores.

Outra inovação que certamente irá agregar qualidade aos trabalhos se refere ao início das orientações de conteúdo a partir da disciplina "TCC – Projeto de Pesquisa", também conhecida como TCC 1, integrante do 8° semestre do curso. Assim, os alunos terão a oportunidade de iniciarem seus projetos com o acompanhamento do professor metodológico e do orientador de conteúdo, o que, até então, somente ocorria no 9° semestre com a disciplina de TCC 2.

Em parceria com seu corpo docente, essas mudanças demonstram que a Coordenação do Curso de Direito e a Direção Acadêmica atuam a fim de otimizar os esforços para a melhoria da formação dos alunos do curso de Direito, buscando tornar a UNIFASS uma referência de qualidade para a comunidade acadêmica.

Esperamos que este novo Manual seja amplamente consultado pelos nossos discentes e docentes e, além da sua versão em PDF, também disponibilizamos seus Apêndices em Word, para que possam ser livremente editados.



Bons estudos!!!

Prof. Peter Barros 

Professor de TCC

Administrador

Mestre em Administração Estratégica pela UNIFACS (2006)

MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior (Fac. Maurício de Nassau - 2010), Especialização em Comunicação e Marketing Promocional (Unijorge - 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário