domingo, 22 de maio de 2016

CINE JURÍDICO - 14.05.2016

Prezados Alunos,
Professores e Funcionários,

Conforme anunciado anteriormente, às 8:30 da manhã de 14 de Maio de 2016, foi realizada mais uma edição do nosso tradicional CINE JURÍDICO.

Desta vez tivemos em cartaz a  exibição do filme O NOME DA ROSA, a clássica adaptação cinematográfica do livro lançado em 1980 pelo escritor italiano, Umberto Eco.

O evento teve o cômputo de 4 (quatro) horas de atividades complementares aferidas aos alunos que participaram desta atividade acadêmica.

O debate acerca do filme foi comandado pelo Prof. Mário Bastos, para quem "o cine jurídico é uma oportunidade de debater com os alunos temas relacionados ao Direito, através de uma metodologia dinâmica e envolvente. Os resultados são sempre bons debates num momento de aprendizado lúdico e satisfatório para discentes e docentes".


Com a morte do filósofo e escritor italiano, Umberto Eco, em 19 de fevereiro de 2016, esta edição do Cine Jurídico contemplar a adaptação cinematográfica do livro mais famoso deste ícone da literatura mundial contemporânea é mais que uma homenagem ao autor e à sua obra, mas, sim, um registro à genialidade do seu pensamento, permitindo reflexões das mais variadas possíveis, da semiótica à análise bíblica.

O filme permite o apreço da realidade medieval através de uma ficção que retrata a história do frei franciscano, Guilherme Baskerville (Sean Connery) que junto ao seu aprendiz, Adson Von Melk (Christian Slater) busca desvendar uma série de assassinatos que ocorrem no mosteiro, porém, com a chegada do inquisidor da igreja, Bernardo Gui (Murray Abraham), a guerra ideológica travada entre franciscanos e dominicanos desenha os contornos desta trama.

Conforme reflete o Prof. Mário Bastos, "Umberto Eco é uma das maiores mentes intelectuais do nosso tempo. Na adaptação cinematográfica, o diretor Jean-Jacques Annaud foi capaz de preservar a obra de Eco que, de uma perspectiva filosófica trata do processo de conflitos entre o pensamento medievas, extremamente religioso, e o pensamento moderno que vem se instaurar, empirista, racional e secular. Do conflito entre esses dois mundos surge a cultura que determina nossas formas de vida até os tempos atuais."

O evento foi um sucesso, permitindo o debate filosófico e jurídico deste clássico do cinema e da literatura. Por atividades enriquecedoras como esta é que temos a certeza de que estamos no caminho certo.



Clever Jatobá
Coordenador do Curso de Direito
Faculdade APOIO UNIFASS

FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: cleverjatoba@yahoo.com.br

Sites:


Nenhum comentário:

Postar um comentário