quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

VI SEMANA JURÍDICA


Às 19 horas dos dias 27 e 28 de Novembro de 2013 ocorreu a 6ª edição da já tradicional SEMANA JURÍDICA da Faculdade APOIO UNIFASS.

Na noite inaugural do evento, após a exibição do Hino nacional Brasileiro, a Diretora Acadêmica da Faculdade Apoio Unifass, Prof.ª Cândida Maiffre Ribeiro Costa promoveu oficialmente a abertura dos trabalhos, passando a condução dos trabalhos ao Prof. Cristiano Lázaro, que compôs a mesa junto aos palestrantes da noite.

Apesar da forte chuva, os alunos compareceram, garantindo que o primeiro dia da Semana Jurídica fosse um sucesso.
 
A palestra de abertura ficou a cargo do Prof. Cristiano Pedreira, que com maestria promoveu considerações técnicas sobre um estudo de caso[1], qual seja, “O caso dos irmãos de Ondina”, fazendo uma abordagem crítica diante da influência da mídia sobre o Direito Penal.

O sucesso da palestra foi imenso, pois o caso objeto da sua explanação tem sido constantemente apresentado pela imprensa local e até nacional, haja visto o fato deste homicídio ter assustado a população, principalmente em face da constatação do grau de intolerância em que as pessoas vivem na atualidade, principalmente diante dos aborrecimentos no caótico trânsito de Salvador-Ba.

Após a palestra de abertura, foi a vez do evento receber a graciosidade do toque feminino, que ficou à cargo da Prof.ª Daniela Carvalho, que com seu talento encantou a todos os presentes ao abordar a temática da “Responsabilidade Civil pela perda de uma chance de cura”.
 
A palestra da talentosa Prof.ª Daniela Carvalho além de ter sido conduzida de uma forma bem instigante,  conseguiu fazer despertar no público a conscientização sobre um dos assuntos mais palpitantes da responsabilidade civil na atualidade, qual seja "a perda de uma chance", mas, desta vez, o foco da sua aplicação e os seus reflexos foram abordados diante da seara médica, quando a perda das chances de cura podem ser passíveis de indenizações.
 

Assim, encerrou-se a primeira noite de palestras do festejado evento acadêmico da faculdade Apoio Unifass.

Em razão da forte chuva que fez com que os Prefeitos da Capital Baiana do Salvador e do Município de Lauro de Freitas decretassem estado de emergência, as atividades do segundo dia do evento foram migradas do auditório principal da Faculdade para o auditório da Sala 22, de modo a acomodar melhor o público, evitando que o vento e a chuva fossem adversários ao transcurso natural do evento.

Os trabalhos da segunda noite do evento foram comandados pelo Coordenador do Curso de Direito e Coordenador Científico do Evento, o Prof. Clever Jatobá, que contou com a participação da Prof.ª Bartira Bastos na composição da mesa junto aos palestrantes.

A palestra inicial da segunda noite do evento ficou a cargo do Prof. Eduardo Rodrigues, que com primor tratou sobre “Espionagem, Comércio Internacional e a mitigação do Direito à Privacidade”.

Os lastimáveis episódios de espionagem internacional protagonizados pelo governo Norte Americano, que, de forma invasiva, desrespeitosa e vergonhosa tem espionado Chefes de Estado e autoridades diversas de vários países pelo mundo à fora, chocando o mundo pela falta de ética e pelo desrespeito à Soberania dos países vítimas da espionagem faz com que presente tema esteja na pauta de debates da VI Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass, não apenas por ser um tema super atual, mas por carecer de reflexões profundas da comunidade internacional.
 

Assim, o Prof. Eduardo Rodrigues, na condição de Professor de Direito Internacional escolheu abordar de forma crítica a presente temática[2].

Após o sucesso da palestra inicial da segunda noite do evento, os trabalhos seguiram à diante com a palestra do Professor Convidado, Prof. Rubens Vaz Júnior, que trouxe à pauta do tradicional evento acadêmico da Faculdade Apoio uma abordagem sobre a ótica do Direito Ambiental.

O Prof. Rubens Vaz Júnior promoveu de forma crítica a abordagem das licitações públicas sob a ótica ambiental, ao apresentar ao público a temática sobre “Licitações Sustentáveis”, condensando em sua abordagem aspectos do Direito Administrativo em face do Direito Ambiental, semeando em nossa comunidade acadêmica reflexões sofre a necessária conscientização ambiental para que a utilização de medidas sustentáveis possa garantir um futuro melhor ao nosso planeta.

Apesar das intempéries climáticas, o segundo dia do evento também foi um sucesso, tendo o Auditório da Sala 22 lotado pelos alunos que mesmo diante da forte chuva compareceram em massa, demonstrando seu interesse e compromisso com o processo de formação.

Com a conclusão do evento, duas coisas ficaram muito claras:

A primeira, é que o Sucesso da Semana Jurídica mostra o porque a Faculdade APOIO UNIFASS é a Instituição de Ensino Superior que mais cresce na região Metropolitana de Salvador, atestando que o investimento na qualidade do corpo docente da Faculdade é, sem dúvida alguma, o carro chefe do sucesso da IES

O segundo aspecto que fica claro é que o Sucesso da Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass se dá não apenas pela Coordenação Científica que garante a escolha de temas atuais e importantes, nem apenas pelo talento dos palestrantes que costumam brilhar nas abordagens, mas, principalmente por conta da participação dos alunos, que, mesmo diante das adversidades climáticas, compareceram em massa, atestando seu interesse e comprometimento com a qualidade do seu processo de formação.
 
É por estas e outras que, mais uma vez, percebemos que estamos no caminho certo. O caminho do SUCESSO.

 



   



[1] No dia 11 de Outubro de 2013, um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro, vitimou um casal de irmãos, Emanuel, de 21 anos, e Emanuelle Gomes, de 22 anos, no bairro de Ondina, onde, segundo a imprensa, houve uma discussão de trânsito entre os irmãos motociclistas e a médica Kátia Vargas Leal Pereira, 45 anos, e em momento posterior o carro da médica teria batido na moto, de modo que os irmãos bateram num poste vindo a falecer. O episódio, que ainda está na fase inicial de investigação policial, ficou conhecido como chamado “caso dos irmãos de Ondina”, tendo obtido grande atenção da imprensa baiana.
[2] Vale sinalizar, que o Prof. Eduardo Rodrigues, inclusive, escreveu um pequeno texto para o nosso BLOG DE DIREITO sobre o referido tema, qual pode ser lido pelo link: http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/2013/11/espionagem-internacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário