sexta-feira, 19 de julho de 2013

Inaugurado o Balcão de Justiça e Cidadania

Às 10 horas da manhã do dia 17/07/2013 foi inaugurado o Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade APOIO UNIFASS na sede do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) nas Obras Sociais Irmã Dulce.
 
 
Resultado da parceria entre a Faculdade Apoio Unifass com o Tribunal de Justiça da Bahia e as Obras Sociais Irmã Dulce, o Balcão de Justiça e Cidadania estará em atuação no município de Simões Filho à partir do dia 18/07/2013, contando com a atuação dos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade pata viabilizar o atendimento das famílias carentes do município.

 
A abertura do evento ficou a cargo da apresentação musical do Coral do Tribunal de Justiça, que promoveu um momento lúdico de ímpar beleza.
 
Em seguida o cerimonial deu início à solenidade de abertura convidando a Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Sra. Maria Rita Lopes Pontes que deu as boas vindas a todos os presentes, falou sobre as Obras Sociais Irmã Dulce, além de se pronunciar acerca da importância da concretização deste projeto.

Após o pronunciamento inicial de abertura, foi a vez da Diretora Acadêmica da Faculdade Apoio Unifass, Prof.ª Maria Cândida Maiffre Ribeiro Costa falar acerca da importância parceria firmada com o Tribunal de Justiça e com as Obras Sociais Irmã Dulce.
 
Em seguida, a mesma convidou o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Clever Jatobá, a se pronunciar. O mesmo tratou acerca da mediação e da conciliação como formas de solução de conflitos e a importância do Balcão de Justiça e Cidadania como meio de efetivação do acesso à justiça, além de ressaltar a importância e a função social que este projeto tem, o mesmo sinalizou o quão gratificante é colaborar com as Obras Sociais Irmã Dulce.


Após os representantes das Obras Sociais Irmã Dulce e da Faculdade Apoio Unifass foi a vez da representante do Tribunal de Justiça, Dr.ª Rosa Ferreira de Castro, Juíza Coordenadora dos Balcões de Justiça e Cidadania da Capital.

A Dr.ª Rosa tratou da importância deste projeto, sinalizando a relevância da gratuidade do serviço prestado, o que facilita o acesso à justiça, haja visto o fato do público alvo do Balcão de Justiça e Cidadania serem famílias carentes.

Outrossim, a mesma compartilhou um pouco da sua experiência no Balcão e ressaltou a qualidade da equipe do Balcão da Faculdade Apoio Unifass, haja visto o fato da mesma ter tido oportunidade de lidar anteriormente com o trabalho do Dr. Sérgio Bagdad (Supervisor), da secretária, Carla e do Dr. Clever Jatobá.

Após a conclusão dos pronunciamentos oficiais, a solenidade de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania contou com a  apresentação musical do Coral Infantil das Obras Sociais Irmã Dulce, que emocionou a todos os presentes.

Dado por encerrada a solenidade, abriu-se espaço para o coquetel de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania, proporcionado pela Faculdade Apoio Unifass.

Vale à pena ressaltar a presença do Prefeito do Município de Simões Filho, o Dr. Eduardo Alencar, que veio interagir com a equipe do Balcão de Justiça e Cidadania e dar seu apoio ao projeto. O mesmo interagiu com os representantes da Faculdade Apoio Unifass, bem como das Obras Sociais Irmã Dulce, valorizando a importância do projeto para a cidade.


Além do Prefeito e outras autoridades municipais, como o Presidente da Câmara dos Vereadores, alguns Vereadores e Secretários do Município, vale ressaltar a participação dos Professores, Alunos e Estagiários da Faculdade Apoio Unifass que compartilham deste momento, compreendendo a importância do projeto para o Núcleo de Prática Jurídica da IES.

O projeto do Balcão de Justiça e Cidadania, além do seu papel social e da viabilização do acesso à justiça, valoriza o Núcleo de Prática Jurídica e o próprio Curso de Direito da IES, pois com a parceria com o Tribunal de Justiça, os alunos / estagiários atendem a comunidade, mediam os conflitos, peticionam com o termo de acordo que são levados à 1ª Vara cível ou de família da comarca, ou para a Secretaria do Balcão de Justiça para que receba o parecer do Ministério Público e posteriormente um magistrado responsável possa homologar o acordo.

Após o coquetel de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania foi aberto o Ônibus Escritório, local onde os atendimentos serão realizadas, e assim foi promovida as primeiras reuniões da equipe do Balcão com a Dr.ª Rosa e como Prof. Clever Jatobá.

O dia 17 foi voltado apenas para a solenidade e os festejos de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania, mas as atividades de atendimentos à comunidade e orientações iniciaram à partir do dia 18 de Julho de 2013.

As atividades acontecerão normalmente no turno Vespertino, onde haverá triagem dos atendimentos, orientações jurídicas e onde serão agendadas as audiências de mediação de conflitos.
 

FALE CONOSCO:
 
Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: clever.jatoba@faculdadeapoio.com.br
 
Sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário