quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O SUCESSO DO BLOG DE DIREITO

No final do semestre de 2013.1, a coordenação do Curso de Direito, na pessoa do Prof. Clever Jatobá, criou e colocou no mundo virtual da internet o BLOG DE DIREITO.

A ideia inicial era criar um portal de comunicação constante dos alunos, professores e demais interessados nos debates jurídicos, permitindo o acompanhamento das atividades acadêmicas do Curso do Direito, bem como a proliferação do conhecimento com a postagem de pequenos textos jurídicos, reflexões críticas e diversos materiais de aula disponibilizado pelos nosso seleto corpo docente. 
 


Segundo o Prof. Clever Jatobá, a iniciativa de ativação do Blog de Direito “almeja implementar o uso das ferramentas virtuais tais como sites, blogs e redes sociais, como um portal de comunicação que promova estudos, reflexões e leituras complementares sobre temas jurídicos importantes, ou outros transversais que auxiliem a formação de excelência do nosso alunado.”

No Blog de Direito, além dos artigos a serem publicados, aquele que visita-lo poderá conhecer a História da IES, em particular do Curso de Direito, tendo informações subre suas principais atividade, bem como, conhecer o seu quadro de funcionários e Professores, medida que almeja promover a valorização do profissional e seu reconhecimento, bem como garantir o registro da Memória da IES¹.

O Blog de Direito entrou no ar em 07/06/2013 e seu sucesso pode ser constatado por meio dos bons números obtidos em pouco mais de seis meses de vida virtual na internet, senão vejamos:

75 Postagens;
14.439 Acessos;
12.697 Acessos do Brasil;
1.742 Acessos de outros países;
12 Professores colaborando com textos;
109 Comentários;
26 Respostas aos comentários;

O número de acessos ao nosso BLOG DE DIREITO tem sido crescente, transcendendo aos limites dos alunos, professores e funcionários da faculdade, sendo consultado por muitas outras pessoas, inclusive fora dos limites do nosso Brasil, tendo alcançado acessos de países como Estados Unidos, Malásia, Portugal, Alemanha, Ucrânia, Rússia, França, Reino Unido e China.

Outro mérito do BLOG DE DIREITO é suprir a lacuna de um site funcional que apresente a IES, o Curso de Direito e o seu corpo docente. Assim, o BLOG atende às expectativas apresentando á comunidade acadêmica um pouco do Curso de Direito que está se tornando uma referência de qualidade, já sendo considerado o Melhor da Região Metropolitana de Salvador.

O maior destaque do sucesso do BLOG DE DIREITO está nas mãos dos professores colaboradores que contribuíram com textos para fazer com que o Blog seja uma ferramenta viva e de plena eficácia. Assim, com exatos 7 meses de vida virtual temos 76 postagens, dentre as quais 45 são informes de postagens institucionais da Coordenação do Curso² e 31 postagens foram resultado da contribuição intelectual de 12 Professores.
 

Professor
Número de Textos
Professor
Número de Textos
Milton Vasconcellos
10
Cleudison Bastos
01
Clever Jatobá
08
Cristiano Lázaro
01
Eduardo Rodrigues
02
Gustavo Menezes
01
Gustavo Vilas Boas
02
Paloma Braga
01
Mário Bastos
02
Peter Barros
01
Bartira Bastos
02
Rubem Valente
01

 
Além de ser uma ferramenta de comunicação fantástica, o BLOG DE DIREITO tem sido o espaço certo para fomentarmos o debate e proliferarmos o conhecimento, incentivando os Professores a escreverem, assim como permitindo a difusão das ideias dos autores por meio da produção de textos que serve como verdadeiro estímulo à produção científica.
 
Tamanha é a importância da produção de textos para o Curso de Direito - já que a escrita é uma das ferramentas profissionais mais importantes - que à partir do ano de 2014 será estimulado a produção de pequenos textos pelos alunos, que serão orientados pelos Professores diante da extensão do Projeto Oficina de Leitura e Produção de Textos, iniciado em 2013.1 e que voltará este semestre com força total, bem como à partir das atividades de sala de aula.
 
Diante de todo este panorama, o BLOG DE DIREITO se tornou uma ferramenta importantíssima para o Curso de Direito da faculdade APOIO UNIFASS, pois permite a interação de funcionários, alunos, professores e demais visitantes, num espaço virtual dinâmico e plena efervescência de conhecimento, informação e comunicação institucional.

É por estas e outras que podemos afirmar que o BLOG DE DIREITO É UM SUCESSO!!!

____________________
¹ Para conhecer um pouco da História do Curso de Direito da Faculdade APOIO UNIFASS, basta navegar pelas páginas do nosso Blog. Senão, vejamos:

a) Administrativo: http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/p/estrutura-administrativa.html

b) Professores: http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/p/professores.html

c) NPJ: http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/p/npj.html

d) Atividades: http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/p/eventos-e-atividades.html

e) A Faculdade: http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/p/relatorios-semestrais.html

f) O Curso de Direito: http://blogdedireito-apoio-unifass.blogspot.com.br/p/o-curso-de-bacharelado-em-direito-da.html

² As postagens institucionais tem, até a presente data, sido produzidas e publicadas pelo Prof. Clever Jatobá.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário